terça-feira, 28 de junho de 2011

Vamos vencer a Compulsão Alimentar?

      Quando eu estava lendo o livro Comer, Rezar e Amar da Elizabeth Gilbert, deparei-me com um trecho que me fez pensar sobre o quanto nós nos permitimos ser fracas em relação aos nossos hábitos, ou melhor, quando se trata de mudar de hábito. O trecho do livro diz exatamente assim: (...) você nunca deveria dar a si mesmo a oportunidade de se entregar porque, quando o faz, isso se torna uma tendência, e nunca mais para de acontecer. Em vez disso, você precisa treinar ficar forte.
     Hoje acordei pensando sobre isso, sobre treinar ficar forte, pois tenho cometido muitos deslizes (não só alimentares) que tem me mostrado o quanto eu ando cedendo ás minhas fraquezas. Assim, todo dia vou procurar reeducar minha mente para ser mais disciplinada, e não mais deixar o lado fraco vencer.
Amigas, desejo uma semana disciplinada para vocês!
Beijos

 
12 DICAS PARA VENCER A COMPULSÃO ALIMENTAR
  1. Não faça dietas muito rígidas, pois assim você estará se privando de muitos alimentos. Além de perder em nutrientes, esse tipo de regime colabora para a compulsão.
  2. Lembre-se de que por mais gostoso que seja um determinado alimento, ele não irá desaparecer da face da terra.Você poderá comê-lo mais tarde ou mesmo outro dia. Não é preciso devorar tudo o que vê pela frente.
  3. Coloque em sua cabeça ,que nenhum tipo de comida está proibido, mas apenas restrito. A proibição de um alimento, cria um desejo exagerado por ele. 
  4. Ao terminar uma refeição, levante-se da mesa. Muitas vezes você continua a comer apenas porque a comida está na sua frente. 
  5. Comida só cura a fome. Problemas e sentimentos tem outro tipo de solução, como uma boa conversa, um desabafo, uma ida ao cinema, um esporte, etc.
  6. Não pule refeições. Um grande intervalo de tempo sem comida pode deixá-la compulsiva no momento em que for se alimentar novamente. 
  7. Evite comer quando estiver cansada,você vai querer comer rápido para depois ir descansar; nesse comer rápido,provavelmente vc vai comer mais do que seu organismo precisa.Faça o inverso, ao chegar em casa depois de um dia de trabalho, tome um bom banho, vista uma roupa confortavel e depois vá comer. 
  8. Não coma em pé ou andando pela casa. Assim não vai saborear os alimentos e nem perceber quando estiver saciada. 
  9. Preste atenção ao sabor dos alimentos. Afinal, comer deve ser sempre prazer. Se estiver comendo algo de que não gosta muito, ou que não está bem preparado, pare. Seja mais exigente. Escolha sua comida. Coma devagar, pois só assim poderá perceber quando estiver satisfeita. Comer devagar é questão de treino. 
  10. Quando sofrer um ataque de compulsão, não se xingue, não se recrimine. Sentindo-se culpada, você será tentada a comer ainda mais. Perdoe-se e volte com a cabeça de magra na refeição seguinte.
  11. Aceite-se. Sua maneira de comer e a forma de seu corpo não são boas nem más. Quando você cura sua alimentação compulsiva, seu corpo sente essa mudança e volta a ter seu peso natural. 
  12. Ter um caderninho para anotar tudo o que come ajuda a se familiarizar com seu padrão de alimentação e a perceber exatamente o que deve ser mudado.

5 comentários:

  1. oláaaa
    esta dada a largada do nosso desafio

    vamos juntas

    beijosssss

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde. Passei e gostei. Vou seguir-te. Parabéns pelo blog...Também estou na luta. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaise,

    Sou la do blog desafio das estações. Obrigada pelo comentário!
    Desejo sucesso e que sempre possa realizar suas metas com tranquilidade e harmonia. Vencer depende de nós!!!
    Adorei seu blog! Uma graça!
    Me visite tb!!
    kelvya-maia.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Preciso muito conseguir!Eu vou!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu cantinho aqui Thaise!
    Obrigada pelas dicas, é muito dificil esse dilema na vida da gente, então, quanto mais informação melhor, ai é bom para a gente se reconhecer e se esforçar para mudar.
    Continue nesse caminha, de ajudar ao próximo!
    Bjsssss

    ResponderExcluir

Seu incentivo é muito importante para mim. Obrigada pela sua visita!!!