quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fita métrica x Balança


Amigas, com o acontecido de ontem comecei a pesquisar sobre o valor que tem a perda de medida. É que mesmo não diminuindo de peso, muitas vezes a gente emagrece porque está perdendo medida. Por isso não adianta desesperar se o danado do ponteiro não sair do lugar. Assim, concluo que muitas vezes vale mais a FITA MÉTRICA do que a nossa querida amiga BALANÇA. Abaixo tem algumas perguntas respondidas por um professor de Educação Física que comanda o programa BemStar na  GNT.
 Boa leitura e um feriado light para vocês!

Emagrecer não é só perder peso
Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI15502-15230,00.html

Pode parecer estranho, mas emagrecer não é exatamente a mesma coisa que perder peso. É possível ter perdido uns bons quilos de gordura sem mover o ponteiro da balança. As pessoas esquecem que a atividade física também fortalece e aumenta a massa muscular. E que ela pesa. A boa notícia: é possível perder medidas – e isso é o que importa – sem perder peso e ainda ficar com o corpo mais durinho.


Marcio Atallaé professor de Educação Física
e comanda o programa semanal
BemStar no canal GNT.
É verdade que só depois de 40 minutos de exercício começo a emagrecer?
Carlos Antunes, 42 anos – Vitória, ES
Não. Desde o início de uma atividade física ocorre gasto calórico. Mas só depois de 20 minutos, em média, a gordura passa a ser a fonte predominante de energia nas atividades aeróbicas. Por isso é importante que a atividade tenha duração superior a 40 minutos e intensidade moderada.


Qual é o exercício mais eficiente para emagrecer?
Flávio Nunes, 53 anos –São Paulo, SP
O ideal é combinar exercícios aeróbicos de intensidade moderada e longa duração, como caminhada, corrida, natação e bicicleta, com exercícios de resistência muscular localizada, como musculação, ginástica e pilates. O exercício aeróbico é ideal para emagrecer, pois usa mais gordura como fonte de energia. Mas o aumento de massa muscular também é eficiente nesse processo. Um quilo de músculo gasta 35 calorias. Já 1 quilo de gordura gasta apenas 5 calorias.


Tenho 1,65 metro e peso 58 quilos. Faço academia há quatro meses (esteira todos os dias por 50 minutos e musculação três vezes por semana), mas continuo com o mesmo peso. O que estou fazendo de errado?
Juliana Marques da Silva – Resende, RJ
Sua rotina de exercícios é muito boa e não está errada. Verifique com seu professor se a intensidade está adequada. Provavelmente você ganhou massa muscular e perdeu gordura, mas seu peso continua o mesmo. Um quilo de músculo tem um volume bem menor do que 1 quilo de gordura. Você pode ter reduzido suas medidas. Descubra se sua porcentagem de gordura diminuiu, com um exame de composição corporal, comum nas academias. Se isso ocorreu, você de fato emagreceu. Também observe sua alimentação. Um nutricionista pode ajudar nessa avaliação. E continue. Você está no caminho certo.


Estou 15 quilos acima de meu peso ideal. Já tomei remédios para emagrecer, mas sempre recupero o que perdi. Será que consigo perder 15 quilos se passar 30 dias em um spa?
Francis Azevedo Freitas, 27 anos – Uberaba, MG
Remédios não funcionam por muito tempo. Nem spa. O que realmente dá resultado é aprender a se alimentar e praticar atividades físicas regularmente. No spa, você vai perder peso, com certeza. Mas 15 quilos em um mês é um recorde do qual você não vai se orgulhar. É provável que, em seguida, você recupere o peso perdido. O spa pode servir como um estímulo inicial. Procure a orientação de um nutricionista e de um professor de Educação Física se quiser manter o peso.

5 comentários:

  1. Oi vi um comentário seu num blog de uma colega e resolvi te visitar...rs
    Gostei muito do seu cantinho, estamos juntas na batalha contra os kilinhos extras.
    Estou te seguindo...bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor, ótima matéria, muitas vezes sinto que a cintura está aparecendo rsrs e que as roupas estão ficando largas, aí vou pesar e nada, é bom saber que podemos ter emagrecido mesmo que a balança diga que não!
    Um ótimo fds com feriadão pra vc...bjokas

    ResponderExcluir
  3. Oie lindinha!
    Realmente é muito importante a gente ficar de olho não só na balança, mas nas medidas tbm.
    Porque é exatamente isso que pode acontecer, o peso não altera, mas as medidas diminuem.
    Então é por isso que não fico muito chateada quando a balança estagna, porque eu estou vendo que as medidas estão diminuindo, então estou marcando as minhas medidas a cada 30 dias, mas me peso todos os dias porque se a balança estagna ou aumenta o meu peso por muitos dias seguidos, é um sinal para mim de que tenho de mudar as estratégias (alimentação e atividas físicas)
    Beijos e bom final de semana para vc!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso post! Tenho constatado isso, as vezes a balança n responde mas as roupas estão folgadas... isso ´e bom! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiiii...

    Estava assistindo Fantástico ontem, a matéria sobre "medida certa". Achei super interessante o que falaram. A balança não o mais importante. O mais importante é o ganho de qualidade de vida. Emagrecer é perder gordura e não perder peso na balança. É isso aí.

    bjinnnnn

    ResponderExcluir

Seu incentivo é muito importante para mim. Obrigada pela sua visita!!!